Posted on

10 Benefícios do Café para a Saúde

Os benefícios do café para a saúde incluem: o poder de rejuvenescer as células neurais, ajudar a queimar a gordura no sangue e até mesmo facilitar a respiração através da dilatação dos brônquios.

Que café é bom a toda hora a gente tem certeza! Agora, você quer mais pretextos para sorver uma deliciosa xícara? Pois a cada dia a ciência descobre mais e mais benefícios do café para a nossa saúde. Um brinde a esses estudos!

Segundo pesquisadores e especialistas da área da saúde, a dose diária de café varia de acordo com cada organismo. Mas, em vias gerais, seria algo em torno de 400mg por dia (cerca de 4 xícaras médias). Entretanto, há pessoas que têm baixa tolerância à cafeína e, portanto, o consumo deve ser menor.

1 – Reduz a insuficiência cardíaca:

Ainda que a cafeína seja a propriedade mais conhecida da bebida, e está diretamente ligada ao estímulo dos batimentos cardíacos, o café, quando consumido de forma moderada, é um grande aliado do coração.

A boa notícia está relacionada aos polifenóis, que combatem os radicais livres no organismo porque diminuem o colesterol ruim no corpo, responsável por problemas cardíacos como o infarto. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvard, feita com 140 mil pessoas consumindo cerca de 4 doses diárias de café, os pesquisadores observaram a diminuição de até 11% no risco de insuficiência cardíaca.

2 – Colabora no emagrecimento

Quem não quer emagrecer mantendo os prazeres da vida? Pois entre os benefícios do café podemos incluir a perda de peso. Porque ele acelera o metabolismo e a queima da gordura. Mas, atenção: favor consumir sem açúcar, dai a necessidade dos bons cafés..

O processo acontece quando a cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, diluindo as células de gordura. O estudo publicado por pesquisadores brasileiros no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism explica que a queima de gordura se dá pelo sistema nervoso simpático e pela oxidação lipídica.

Embora esse efeito de acelerar o metabolismo seja benéfico por um lado, deve ser compreendido como um auxiliar na dieta. Ou seja, consumir em demasia não vai ajudar a atingir o objetivo desejado, já que a perda de peso se dá por meio de um conjunto de vários fatores.

3 – Benefícios do café: Previne Diabetes

De acordo com a nutricionista do HCor, Maria Fernanda Vischi D’Ottavio: “O café, tanto o regular como o descafeinado, possui antioxidantes como o ácido clorogênico, que tem sido associado ao aumento da sensibilidade da insulina, o que contribui para a redução do risco de desenvolver diabetes do tipo 2. O magnésio presente no café também desencadeia a mesma ação”, explica em matéria publicada pela ABIC – Associação Brasileira das Indústrias de Café              .

4 – Contra asma e outros problemas respiratórios

Entre os benefícios do café para a saúde podemos incluir a diminuição dos sintomas da asma e outras doenças respiratórias. Isso porque o café possui propriedades broncodilatadores, melhorando a absorção do ar. Não por acaso, profissionais da química cosmética costumam “cheirar” café entre uma prova ou outra de fragrâncias.

De acordo com a ABIC, diversos estudos apontam uma redução em até 30% nas manifestações da asma entre quem toma café e aqueles que não apreciam a bebida. Há pesquisas que também apontam uma melhor função pulmonar por até 2 horas após o consumo moderado da bebida.

5 –  Nada de intestino preso

O café é um poderoso aliado quando falamos no funcionamento equilibrado do intestino. Isso porque a bebida ingerida quente estimula o intestino grosso nos movimentos gástricos, que empurram os resíduos para fora do organismo.

Assim, consumir a sua xícara diária logo pela manhã ajuda a acordar o corpo. A cafeína também aumenta a produção de ácidos biliares através da vesícula, estimulando o intestino para o seu bom funcionamento.

6 – Benéfico contra o envelhecimento

Inflamações crônicas podem acontecer no decorrer do processo de envelhecimento do corpo humano, incluindo problemas cardiovasculares. Mas, de acordo com pesquisadores da Universidade de Medicina de Stanford, o café é um bom aliado para que os problemas não se agravem.

A cafeína foi a propriedade analisada entre o grupo de 100 voluntários. Notou-se que o principal ativo era o retardo no envelhecimento celular, proporcionando benefícios anti-inflamatórios e de longevidade metabólica.

7 – Bom Contra o Câncer

Seguindo a trilha do conhecimento no âmbito celular e de regeneração, podemos perceber que o café é um queridinho dos médicos pesquisadores. E que bom! Pois até o comportamento do câncer já foi – e continua sendo – estudado e vários outros benefícios do café sobre a doença, descobertos.

Por exemplo, o IRCCS – Istituto di Ricerche Farmacologiche ‘Mario Negri’ em Milão, na Itália, divulgou pesquisa em que pacientes que bebem café e têm câncer de fígado apresentaram uma redução de 41% no desenvolvimento da enfermidade. A comparação aconteceu durante o mesmo período de análise com as pessoas não consumidoras da bebida.

Leia também: Café de máquina x Café de cápsula

“Estudos mais recentes têm demonstrado que o consumo moderado de café pode reduzir em 18% o risco de câncer. Acredita-se que esse benefício ocorre devido à presença de antioxidantes no café, substâncias responsáveis por combater os radicais livres presentes no desenvolvimento da doença”, explicam os pesquisadores.

8 –  Diminui o Risco de AVC

“Alguns estudos indicam que o café tem efeito antioxidante, diminui a acumulação de gorduras saturadas e reduz a resistência à insulina, propriedades que podem minimizar o risco de AVC”, diz Renata Domingues, nutróloga e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro).

Diversos estudos compreendem que o café é um aliado contra a diminuição do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Contudo, há outras análises que contradizem esses números. De acordo com publicação do Institute for Scientific Information on Coffee, o que ocorre é a confusão dos resultados quando analisados em pessoas fumantes – pois o cigarro é sim um grande vilão da saúde pública.

9 – Aliado na depressão

Embora as pesquisas sobre os benefícios do café diante da depressão ainda sejam tímidas, há bons indícios. Tanto em estudos produzidos na Alemanha por meio do Instituto de Farmácia da Universidade de Bonn, como pela Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA).

Em ambos, foi descoberto que a bebida possui compostos que podem afetar o cérebro por meio da liberação dos hormônios do bom humor e outros neuroquímicos bloqueantes dos sintomas do estresse.

10 – Café é amigo do cérebro

Centenas de pesquisas científicas apontam os benefícios do café junto ao cérebro. Tanto para a memória, como sensação do bem-estar, o sistema nervoso central e os neurotransmissores que simplesmente adoram a cafeína.

Desde a prevenção do Alzheimer até a diminuição dos impactos do Parkinson, ou simplesmente para estimular a sua longevidade por meio do rejuvenescimento das células neurais. Ou seja, se você quer viver bastante e feliz: beba café!